[FUG-BR] [off-topic] Monitorando utilização do DNS

Adonai Silveira Canez adonaicanez em gmail.com
Terça Março 19 09:50:08 BRT 2013

> Adonai, não sei te dizer se o Bind possui tal ferramenta, mas você poderia:
>
> A) Fazer um script que monitor os logs das consultas e grave em algum lugar
> a data/hora da última consulta para o domínio, depois de passados X dias
> que você definir e o domínio não recebeu nenhuma requisição você faz a
> remoção

Eu não sei como tirar esse log de consultas no Bind.
Eu quero monitorar as consultas aos registros do tipo A e CNAME não é
o domínio todo. Eu
 vou remover apena esse tipo de registro, não o domínio.

> B) Consultar se o domínio ainda é válido e se está apontando para o
> servidor, caso contrário remove ele. A consulta acredito que você possa
> fazer pelo WHOIS e extrair as informações ou com o DIG. Acho essa opção
> mais válida pois você resolve o problema de uma vez.

Isso para mim não chega a ser um problema. To preocupado com os registros A.