[FUG-BR] [off-topic] Monitorando utilização do DNS

Marcelo Gondim gondim em bsdinfo.com.br
Terça Março 19 09:54:41 BRT 2013

Em 19/03/13 09:30, Adonai Silveira Canez escreveu:
> Bom dia a todos,
>
> pessoal eu tenho um servidor de DNS que possui milhares de registros e
> eu gostaria de fazer um limpeza nele, para isso gostaria de monitorar
> por um tempo quais registros que estão nele e que nunca são
> pesquisados pelos usuários, isso me comprovaria que o registro não é
> mais divulgado e nem utilizado.
> Alguém sabe como posso fazer isso utilizando o Bind, existe alguma
> ferramenta para isso?

Aqui a limpeza é bem simples, uma questão de IFs: :)

1º domínio está paga a hospedagem? Não? Contacta-se o cliente. Não quer
mais? Delete no domínio.

2º domínio não estão mais apontando para os nossos servidores?
Contacta-se o cliente. Mudou de servidores de DNS? Delete no domínio.

Logicamente que nesse processo vão-se contas de e-mails, sites
hospedados, base dados usados nos sites e o que mais tiver ligado
naquele domínio.

Lembre-se que por mais que o domínio não esteja sendo utilizado, se o
cliente está pagando então o domínio tem que estar disponível.  :)

[]'s

Gondim