[FUG-BR] Tentando o montar um pendrive drive com exFAT no FreeBSD-8.3-amd64

Marcelo/Porks marcelorossi em gmail.com
Quinta Março 21 08:13:51 BRT 2013

2013/3/19 Eduardo Lemos de Sa <eduardo.lemosdesa at gmail.com>

> Caríssimos
>
> Chegou às minhas mãos um pendrive que foi formatado provavelmente em
> uma máquina rodando win7 ou win8. O file system usado na formatação é
> o exFAT (tive de monta-lo em uma máquina rodando win7 para descobrir
> qual era o f.s.). Tentei monta-lo no FreeBSD e não tive sucesso:
> instalei mais um pedaço da "família fuse" (já havia instalado um outro
> pedaço prévio para poder montar um HD que estava formatado com o
> ntfs). Veja o que eu já instalei:
>
> fuse-1.0.0.1_2/
> fusefs-exfat-1.0.0/

Com certeza o correto é esse acima.

> fusefs-ext4fuse-0.1.3,1/
> fusefs-kmod-0.3.9.p1.20080208_11/
> fusefs-libs-2.9.2/
> fusefs-ntfs-2012.1.15/
>
> Todos os drivers já foram ativados no /etc/rc.conf e no
> /boot/loader.conf e nada da máquina montar o dito do pendrive.  Tentei
> usando o mount.exfat e mount.exfat-fuse /dev/xxxxx /pendrive e nenhum
> deles funcionou.

Eu ia te sugerir o que está escrito no link [1] mas pelo que você
falou acima, entendo que você já tentou fazer o lance do port, rc.conf
e loader.conf. Só não ficou claro para mim se você tentou montar
usando o slice ao invés do device principal (usando ada5s1 ao invés de
ada5).

==========
De todo modo, não custa confirmar, no link que colei basicamente são 3 passos:
1 - instalar o port sysutils/fusefs-exfat
2 - ls /dev/ada5* para descobrir qual slice você tem la..
provavelmente é para usar algo como ada5s1
3 - colocar no /etc/rc.conf
fusefs_enable="YES"

e no /boot/loader.conf
fuse_load="YES"

Ai é só rebootar e tentar montar

mount.exfat-fuse /dev/ada5s1 /mnt/backup
==========

[1] http://forums.freebsd.org/showthread.php?t=30223

> Por favor, há alguma sugestão?
> Um workaround (muito mais "around" do que "work") que eu sugeri ao
> proprietário é que ele o reformatasse usando ntfs.
>
> Agradeço a atenção
>
> Eduardo
>

> --
> Eduardo Lemos de Sa
> Associated Professor Level 4
> Dep. Quimica da Universidade Federal do Paraná
> fone: +55(41)3361-3300
> fax:   +55(41)3361-3186
> Voip Number call to (41) 33613600 (listen to the message and type 10531185)

Marcelo Rossi
"This e-mail is provided "AS IS" with no warranties, and confers no rights."
"I have nothing against God, I just hate His fan club"