[FUG-BR] Tentando o montar um pendrive drive com exFAT no FreeBSD-8.3-amd64

Eduardo Lemos de Sa eduardo.lemosdesa em gmail.com
Terça Março 19 12:21:41 BRT 2013

Caríssimos

Chegou às minhas mãos um pendrive que foi formatado provavelmente em
uma máquina rodando win7 ou win8. O file system usado na formatação é
o exFAT (tive de monta-lo em uma máquina rodando win7 para descobrir
qual era o f.s.). Tentei monta-lo no FreeBSD e não tive sucesso:
instalei mais um pedaço da "família fuse" (já havia instalado um outro
pedaço prévio para poder montar um HD que estava formatado com o
ntfs). Veja o que eu já instalei:

fuse-1.0.0.1_2/
fusefs-exfat-1.0.0/
fusefs-ext4fuse-0.1.3,1/
fusefs-kmod-0.3.9.p1.20080208_11/
fusefs-libs-2.9.2/
fusefs-ntfs-2012.1.15/

Todos os drivers já foram ativados no /etc/rc.conf e no
/boot/loader.conf e nada da máquina montar o dito do pendrive.  Tentei
usando o mount.exfat e mount.exfat-fuse /dev/xxxxx /pendrive e nenhum
deles funcionou.

Por favor, há alguma sugestão?
Um workaround (muito mais "around" do que "work") que eu sugeri ao
proprietário é que ele o reformatasse usando ntfs.

Agradeço a atenção

Eduardo

--
Eduardo Lemos de Sa