[FUG-BR] [off-topic] Monitorando utilização do DNS

Marcelo/Porks marcelorossi em gmail.com
Quinta Março 21 08:24:33 BRT 2013

2013/3/19 Adonai Silveira Canez <adonaicanez at gmail.com>:
> Bom dia a todos,
>
> pessoal eu tenho um servidor de DNS que possui milhares de registros e
> eu gostaria de fazer um limpeza nele, para isso gostaria de monitorar
> por um tempo quais registros que estão nele e que nunca são
> pesquisados pelos usuários, isso me comprovaria que o registro não é
> mais divulgado e nem utilizado.
> Alguém sabe como posso fazer isso utilizando o Bind, existe alguma
> ferramenta para isso?

Bom dia!

Para variar, nunca usei algo parecido, mas fiquei curioso.

Você já deu uma olhada no port dns/bindgraph [1] ?

Em [2] é dito:
bindgraph is a tool that makes pretty graphs about queries sent to
your BIND name server. (bindgraph 0.1 supports BIND < 9.3.)

[1] http://www.freebsd.org/cgi/url.cgi?ports/dns/bindgraph/pkg-descr
[2] http://www.linux.it/~md/software/

> Adonai

Marcelo Rossi
"This e-mail is provided "AS IS" with no warranties, and confers no rights."
"I have nothing against God, I just hate His fan club"