[FUG-BR] [off-topic] Monitorando utilização do DNS

Adonai Silveira Canez adonaicanez em gmail.com
Quinta Março 21 10:26:14 BRT 2013

Em 21 de março de 2013 08:24, Marcelo/Porks <marcelorossi em gmail.com> escreveu:

> Bom dia!
>
> Para variar, nunca usei algo parecido, mas fiquei curioso.
>
> Você já deu uma olhada no port dns/bindgraph [1] ?
>
> Em [2] é dito:
> bindgraph is a tool that makes pretty graphs about queries sent to
> your BIND name server. (bindgraph 0.1 supports BIND < 9.3.)
>

> [1] http://www.freebsd.org/cgi/url.cgi?ports/dns/bindgraph/pkg-descr
> [2] http://www.linux.it/~md/software/

Marcelo, esse eu não conheço, mas achei esse aqui
http://dns.measurement-factory.com/tools/dsc/ que é bem interessante e
mostra o uso do meu DNS, mas tb não é bem o que eu quero. A minha
solução eu fiz usando o tcpdump mesmo, vou deixar ela aqui como dica
para quem precisar de algo parecido

tcpdump -nn -i eth2 dst host <IP DO MEU DNS> and dst port 53 | sed -n
-r '/ A?/{s/.* A\? (.*) \(.*/\1/p}' | grep <MEU DOMINIO>