[FUG-BR] ALTQ + Intel Drivers.

Marcelo Gondim gondim em bsdinfo.com.br
Terça Maio 21 08:18:14 BRT 2013

Em 21/05/13 07:56, Marcelo Araujo escreveu:
> Opa Povo,
>
> Gostaria de saber se existe alguém usando ALTQ com placas Intel, pode ser
> ixgbe, gbe ou em. Até onde eu estou sabendo no FreeBSD 9.1-RELEASE esta
> tudo quebrado, ALTQ não funciona com as placas Intel.
>
> Caso alguém esteja usando com sucesso, favor responder usando o comando:
>
> "pfctl -vvsr", "pfctl -vvsq" e também "uname -a"
>

> Grande Abraço.
Opa Marcelo,

Não sei te dizer se é verdade mas ultimamente tenho encontrado algumas
instabilidades no 9.1-STABLE, isso até me preocupa pois o FreeBSD para
mim sempre foi um sistema robusto nesses poucos anos que tenho usado.
Atualmente estou fazendo testes com o FreeBSD 9.1-STABLE como
concentrador PPPoE utilizando o mpd + freeradius + mysql. Fiz algumas
simulações de diversas conexões simultâneas e foi muito bem. A coisa só
ficou ruim quando resolvi fazer um DoS no mpd gerando muitas conexões de
usuários inválidos, coisa que qualquer um na minha rede poderia fazer
conforme vou mostrar abaixo. O pior é que o resultado foram muitos mas
muitos kernel panics usando interfaces de rede Intel gigabit server
(igb) e o mesmo ocorreu em menor quantidade com Intel gigabit server
usando driver (em).
Troquei o hardware de todas as formas desde motherboards, memórias até o
disco, mas os kernel panics continuavam.
Estou tendo a péssima impressão que a qualidade do código está caindo.
Tipo vai testar jail com carp se eu não me engano e dá pau. OSPF tem uns
paus, vai montar sistemas de arquivos ntfs como leitura/escrita mais
paus. Fui testar o concentrador PPPoE e pau. Vou tentar usar a versão
8.3-STABLE mas fico preocupado em como um código que deveria estar mais
estável com o passar do tempo, agora parece quebrado como o Marcelo
disse. Temos recursos novos na série 9? Temos, show mas eles deveriam
estar bem testados antes de serem liberados.
Quem quiser fazer os testes que fiz com o freebsd 9.1 + mpd + freeradius
+ mysql vou fazer uma nova thread com os meus arquivos.

Grande abraço à todos.