[FUG-BR] ALTQ + Intel Drivers.

Marcelo Araujo araujobsdport em gmail.com
Quarta Maio 22 05:47:55 BRT 2013

Em 21 de maio de 2013 18:56, Marcelo Araujo <araujobsdport em gmail.com>escreveu:

> Opa Povo,
>
> Gostaria de saber se existe alguém usando ALTQ com placas Intel, pode ser
> ixgbe, gbe ou em. Até onde eu estou sabendo no FreeBSD 9.1-RELEASE esta
> tudo quebrado, ALTQ não funciona com as placas Intel.
>
> Caso alguém esteja usando com sucesso, favor responder usando o comando:
>
> "pfctl -vvsr", "pfctl -vvsq" e também "uname -a"

Seguindo a saga de arrumar o problemas das placas INTEL com o ALTQ, o
problema está relacionado com a remoção do suporte ao ALTQ e a inserção do
suporte ao ALTQ várias vezes.

INTEL + ALTQ param de funcionar no 7.2-RELEASE até 8.ALGUMA_COISA, voltou a
funcionar no 8.3, e agora voltou a parar de funcionar no 9.X e
provavelmente no 8.4-RELEASE.

Chega a ser engraçado, para não dizer medonho. O esquema para fazer o
pacote ir para o ALTQ é feito na função "ixgbe_mq_start_locked()" como
exemplo vou usar o driver ixgbe. É necessário drbr_needs_enqueue() o pacote
para o ALTQ. O Código estava lá, foi arrumado e foi removido. :D

1) Adicionado:
http://svnweb.freebsd.org/base/head/sys/dev/ixgbe/ixgbe.c?r1=194874&r2=194875&

2) Primeiro fix:
http://svnweb.freebsd.org/base/head/sys/dev/ixgbe/ixgbe.c?r1=201758&r2=203834&pathrev=203834

3) Primeira remoção:
http://svnweb.freebsd.org/base/head/sys/dev/ixgbe/ixgbe.c?r1=205719&r2=205720&

O fix para o ixgbe parece não ser muito complicado, mas é algo que não vai
ser genérico, falta para o ALTQ no FreeBSD algo similar como o dummynet
faz, ter suas próprias FILAS e não depender do driver de rede para nada.

Abraços.
--
Marcelo Araujo
araujo em FreeBSD.org