[FUG-BR] ALTQ + Intel Drivers.

Luiz Gustavo S. Costa luizgustavo em luizgustavo.pro.br
Quarta Maio 22 09:43:00 BRT 2013

On Wed, 22 May 2013 16:47:55 +0800
Marcelo Araujo <araujobsdport em gmail.com> wrote:

> Seguindo a saga de arrumar o problemas das placas INTEL com o ALTQ, o
> problema está relacionado com a remoção do suporte ao ALTQ e a inserção do
> suporte ao ALTQ várias vezes.
>
> INTEL + ALTQ param de funcionar no 7.2-RELEASE até 8.ALGUMA_COISA, voltou a
> funcionar no 8.3, e agora voltou a parar de funcionar no 9.X e
> provavelmente no 8.4-RELEASE.
>
> Chega a ser engraçado, para não dizer medonho. O esquema para fazer o
> pacote ir para o ALTQ é feito na função "ixgbe_mq_start_locked()" como
> exemplo vou usar o driver ixgbe. É necessário drbr_needs_enqueue() o pacote
> [...]

Isso ai me lembra as brigas do Theo de Raadt (OpenBSD) em relação a patentes e drivers... acho que pra evitar isso ai, por um lado negativo não tem um suporte 100% garantido a hardware, por outro, não passa por esse tipo de problemas.

Isso rendeu até parodias do projeto, veja: http://www.openbsd.org/lyrics.html#38

Enfim... esse é o preço de um projeto em comunidade, ter que contar com seres humanos, seja politica, comercio ou qualquer outra coisa, sempre teremos esse tipo de problema. Yin-yang

---
Luiz Gustavo Costa (Powered by BSD)