[FUG-BR] Quedas na internet, FreeBSD não detecta

Marcelo Gondim gondim em bsdinfo.com.br
Sexta Maio 31 14:34:45 BRT 2013

Em 31/05/13 13:12, Paulo Olivier Cavalcanti escreveu:
> Nos últimos dias estamos com constantes quedas em nosso serviço de
> internet ( NET Virtua ) e o FreeBSD não detecta quando a internet volta,
> precisamos usar netif restart. Explicando melhor: quando o modem da
> Virtua perde o sinal, o FreeBSD aparentemente não detecta quando o sinal
> volta; a internet fica morta, não manda ping nem nada, só normaliza se
> usar o comando netif restart. São quedas breves, às vezes de dois ou
> três minutos, mas que nos causam um transtorno danado. O pior é que
> quando usávamos Windows Server não me lembro de ter tido este problema... :(

> [...]
Paulo,

Muito estranho isso acontecer. Você tem algum firewall rodando nesse
gateway? Se sim você está bloqueando pacotes de camada 2 como arp?
Eu não lembro ao certo mas o Net Virtua eles lhe dão um IP para colocar
na interface de rede do seu gateway ou usam PPPoE?
Instala o pacote arping e quando ocorrer isso experimenta fazer um
arping para o gateway deles e checa se haverá retorno. Se funcionar,
tente o ping após o arping.

[]'s
Gondim