[FUG-BR] Quedas na internet, FreeBSD não detecta

Paulo Olivier Cavalcanti procavalcanti em gmail.com
Sexta Maio 31 16:07:04 BRT 2013

Em 31/05/2013 14:34, Marcelo Gondim escreveu:

> Paulo,
>
> Muito estranho isso acontecer. Você tem algum firewall rodando nesse
> gateway? Se sim você está bloqueando pacotes de camada 2 como arp?
> Eu não lembro ao certo mas o Net Virtua eles lhe dão um IP para colocar
> na interface de rede do seu gateway ou usam PPPoE?
> Instala o pacote arping e quando ocorrer isso experimenta fazer um
> arping para o gateway deles e checa se haverá retorno. Se funcionar,
> tente o ping após o arping.

Gondim,

Acho que descobri o motivo. Esse cara aqui:

net.inet.tcp.keepidle

por padrão verifica se a conexão está inativa por mais de 7.200.000
milissegundos (ou 7.200 segundos ou 20 minutos).

Caso ela esteja inativa há mais de 20 minutos, ele faz uma sondagem no
host a cada:

net.inet.tcp.keepintvl

que por padrão é 75.000 milissegundos (ou 75 segundos ou 1min 15seg)

Ou seja, só depois de:

net.inet.tcp.keepidle + ( net.inet.tcp.keepintvl * 8), ou 30 minutos

é que o sistema reinicia conexões TCP inativas!

É por isso que achávamos que o problema era com o FreeBSD, nós nunca
esperamos mais de 30 minutos para ver se a internet voltava... rs . Vou
colocar uns 20000 e 10000 respectivamente, isso deve resolver.

Para responder sua pergunta, nós usamos Virtua residencial (sem IP
fixo), não usamos PPPoE e o firewall é "open".

--
http://about.me/paulocavalcanti