[FUG-BR] Painel de Controle free pra FreeBSD

Domingo Setembro 1 17:50:52 BRT 2013

On 8/29/2013 6:54 PM, Patrick Tracanelli wrote:
> Nós fizemos o ProApps tomando cuidado pra NUNCA quebrar as regras do projeto FreeBSD. Tudo é modificado no rc.conf, tudo consome rotinas rc.d, o que precisa ser adicionado é no padrão rcng. Cada regra do FreeBSD, cada regra de Ports, cada caminho de arquivo, tudo é respeitado.
>
> Ou seja não tem aquele lixo que o CPanel faz de mudar tudo, ou que sistemas como monowall ou pfSense fazem de rescrever rotinas como de inicialização.
Patrick, dá um desconto, pfsense é legal ehehhehee :)

Mas voltando ao assunto, no passado eu sempre fui contra paineis de
controle. Mas, se a empresa tem mais que uma dezena de pessoas que
cuidam de TI, ficar lidando com arquivo de texto não é produtivo: É
fulano que deixou o vi aberto e deu lock no arquivo, é beltrano que
inseriu uma linha errada e quebrou toda a sintaxe e o pior, o Renato faz
o firewall do jeito XYZ, o Patrick do jeito ABC, se um terceiro vai dar
manutenção, vai ser uma bagunça. Daí, vi que realmente uma ferramenta
como o pfsense é necessária.

Eu tenho usado cpanel e tem atendido, infelizmente eles pararam de
suportar BSD, mas tanto no LINUX quanto no BSD, ele realmente cria suas
próprias diretrizes, tenho que procurar httpd.conf em tudo que é lugar,
hehehe.

O bacana da sua explicação é que você falou que vai manter cada arquivo
gerado em seus devidos locais, isto facilita demais a manutenção. Quando
cpanel dá problema e eu tenho que resolver na mão, fico até stressado de
procurar onde ele jogou as coisas.

Eu tive recentemente muita demanda de automatizar as coisas via web, por
questões do tipo "funcionário faz tudo foi demitido ou surtou e saiu da
empresa e agora tudo está em locais que ninguém sabe, feitos do jeito dele".

O problema que venho enfrentando é que muitas empresas discordam do
jeito que a FreeBSDBrasil "aluga" o software, muitas ainda preferem o
conceito de pagar um custo alto inicial e ter aquele software "prá
sempre"...