[FUG-BR] Como otimizar um filesystem para uso do cache do Squid

EnioRM eniorm em gmail.com
Terça Setembro 3 11:36:45 BRT 2013

Olá pessoal, alguém sugere alguma otimização para melhor desempenho do
cache em disco do Squid/Lusca?

Além do tradicional: otimização para time, noasync, noatime, mas e na hora
de criar o sistema de arquivos, será que tem alguma opção para tunar isso?

No tunefs eu desativo o journaling e SU, afinal se dar BO da partição eu
prefiro recriar.

Mas e no newfs, ainda temos os modificadores

-b (blocksize)
uma vez aprendi que -b 8192 seria ideal para o squid, em virtude dos
tamanhos dos objetos que ele guarda em disco, e não sei ainda se isto se
relacionaria com o tamanho dos arquivos que o squid mantem em disco.

-f(fragmentsize)
dessa não sei nada

-g(avgfilesize)
tamanho médio de arquivos, percebi que um ls -lh nos arquivos do cache em
disco do squid, o tamanho varia muito, desde a apenas bytes a KB....

-h(avgfpdir)
quantidade média de arquivos por diretórios, notei que os diretórios do
cache possuem 129 arquivos, mas não sei se em outros ambientes isso pode
ter diferença

qualquer comentário será bem vindo :D

abraços

--