[FUG-BR] Como otimizar um filesystem para uso do cache do Squid

Adiel de Lima Ribeiro adiel.netadmin em gmail.com
Terça Setembro 3 12:16:56 BRT 2013

On Tue, 2013-09-03 at 11:36 -0300, EnioRM wrote:
> Olá pessoal, alguém sugere alguma otimização para melhor desempenho do
> cache em disco do Squid/Lusca?
>
> Além do tradicional: otimização para time, noasync, noatime, mas e na hora
> de criar o sistema de arquivos, será que tem alguma opção para tunar isso?
>
> No tunefs eu desativo o journaling e SU, afinal se dar BO da partição eu
> prefiro recriar.
>
> Mas e no newfs, ainda temos os modificadores
>
> -b (blocksize)
> uma vez aprendi que -b 8192 seria ideal para o squid, em virtude dos
> [...]

Olá, eu costumo utilizar o block size como 65536.
Isso melhora o tempo de acesso ao disco em consequencia de perda de
espaço de armazenamento, mas atualmente, com os preços de hds,  isso é
irrizorio.
--
att,
Adiel de Lima Ribeiro