[FUG-BR] openbgp travando quando crio uma vlan

Marcelo Gondim gondim em bsdinfo.com.br
Sexta Abril 4 11:23:02 BRT 2014

Em 04/04/14 10:58, Vinícius Zavam escreveu:

> não procede? ...
> perguntei se 3 das vlan presentes no PR estão, realmente, com endereços
> distintos.
Então. Eu só coloquei as vlans lá para mostrar que já havia um ambiente
funcionando com lagg e vlans  :)
Elas já funcionam hoje. O problema foi quando eu quis criar uma nova em
linha de comando.

> consultando o PR é possível constatar algo diferente?
>
> vlan0 = inet 186.xxx.xx.1 netmask 0xffffffe0 broadcast 186.xxx.xx.31
> vlan2 = inet 186.xxx.xx.1 netmask 0xffffffe0 broadcast 186.xxx.xx.31
> vlan3 = inet 186.xxx.xx.1 netmask 0xffffffe0 broadcast 186.xxx.xx.31
Eles são diferentes na configuração: cada um é um /27 não coincidente.
Só fiz assim mais por segurança e o objetivo era mostrar que já existiam
vlans funcionando.

> ficou, pra mim, um pouco complicado de compreender o critério utilizado no
> uso desses vários X que você usou, até mesmo para "mascarar" o
> endereçamento ipv6. peço desculpas se a pergunta pode te soar retórica, ou
> pior. nicolas cage (http://www.imdb.com/title/tt0435705) bem que poderia
> ter me ajudado nesta empreitada.
Não teve um critério porque não era o objetivo mostrar os IPs das vlans
mas mostrar que haviam vlans configuradas no sistema.

> RFC5737, RFC1918, RFC4193 ou RFC3849...
> tu poderias ter utilizado todas, ou algumas, para uma melhor compreensão do
> cenário.
Tem razão mas aí eu poderia, por descuido meu, passar uma informação
errada na tentativa de alterar as informações.
Mas com certeza é válido sim. Nos próximos procurarei fazer dessa
maneira e facilitar a compreensão. Boa dica essa.

> novamente, desculpas!
> eu deveria ter me expressado melhor anteriormente.

Nada, a gente tá aqui é pra discutir essas coisas mesmo, melhorar e até
mesmo evoluir.  :)

[]'s
Gondim