[FUG-BR] [Duvida] Commit FreeBSD

Renato Botelho rbgarga em gmail.com
Quarta Abril 23 13:58:24 BRT 2014

On Wednesday, April 23, 2014 01:04:51 PM Cleiton Alves wrote:
> Boa tarde pessoal
>
> Tenho uma curiosidade , gostaria de saber como é o arduo processo para a
> pessoa virar commit do freebsd , fiquei sabendo por cima , mais como sei
> que na lista possui alguns commiters ,se poder me informar isso eu agradeço.

Não existe uma regra formal para a quantidade de contribuições, mas o processo
funciona mais ou menos assim.

- O cidadão começa a contribuir com o projeto em uma das 3 áreas (src, doc,
ports). Contribuir nesse caseo seria abrir PRs com patches pra corrigir
problema ou implementar coisas. No caso do ports, adotando e mantendo ports,
corrigindo ports alheios...

- Quando a pessoa começa a participar de forma mais ativa do desenvolvimento
do projeto, ela acaba consequentemente participando de forma mais ativa das
listas de discussão, e o seu nome acaba ficando em evidência.

- Um belo dia, um committer olha pro nome desse cara e pensa "já to de saco
cheio de commitar as coisas desse infeliz, ele mesmo deveria fazer isso". Aí
esse committer começa o processo formal, que segue os passos:

1. Entrar em contato com o cara e ver se ele tem interesse em virar um
committer. Existe um cara por exemplo que manda PRs pro ports há uns 15 anos e
já deixou claro que não tem o menor interesse, então, cabe a pessoa decidir se
quer ou não.

2. Tendo um sinal verde, um email é enviado para o time responsável pela área
(portmgr, docmgr ou core), nesse email, o committer propõe o novato e se
prontifica a ser o seu mentor.

3. É feita uma votação, se for constatado que o cara ainda não tá pronto, ou
então que ele é uma pessoa que tem atitudes ruins nas listas, enfim, se tem
algo que o impeça de ser um committer, ele é comunicado e acabou, agora se ele
for aprovado, segue...

4. O mentor vai ser responsável por revisar cada patch que o novo committer
fizer antes de ele ser commitado, garantindo assim que o cara não vai fazer
nenhuma besteira no começo.

5. Quando o mentor achar que o cara já tá pronto pra se ferrar sozinho, libera
ele do mentorship e ele vira um committer.

[]s
--
Renato Botelho