[FUG-BR] Cache em https

Nicolas Wildner nicolas em tbl.com.br
Quinta Abril 24 09:27:25 BRT 2014

----- Mensagem original -----
> De: "Márcio Elias" <marcioelias em gmail.com>
> Para: "Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)" <freebsd em fug.com.br>
> Enviadas: Quinta-feira, 24 de Abril de 2014 9:04:56
> Assunto: Re: [FUG-BR] Cache em https
>
> Olha, que eu saiba, pra fazer isso o Cache teria que agir como "man
> in the
> middle", interceptar a conexão do usuário na porta 443, ele mesmo
> fazer a
> conexão, e devolver para o usuário usando um certificado próprio.
>
> Bom, falando somente da parte técnica, isso é uma grande M*&¨%#&$, o
> [...]

Tu até pode por baixo dos panos inserir o certificado nas máquinas
Windows que pertencem a um domínio de formas que o usuário não
receberá qualquer tipo de aviso de certificado inválido, mas como
o Márcio disse, não é algo "legal" de se fazer.

Tal técnica é conhecida como SSLBumping. Eu já fiz com o squid
num trabalho antigo, mas fizemos o diretor da empresa que era nosso
cliente assinar um termo se responsabilizando por querer utilizar
tal técnica para ter acesso a dados de conexões criptografadas.

http://wiki.squid-cache.org/Features/SslBump

Nícolas Wildner
Analista de Infraestrutura de TI
Transportes Bertolini Ltda.