[FUG-BR] Erro de configuração: Apache?

Nicolas Wildner nicolas em tbl.com.br
Quarta Abril 30 13:55:24 BRT 2014

----- Mensagem original -----
> De: "Prof. João Henrique" <jhgb em logatti.edu.br>
> Para: "Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)" <freebsd em fug.com.br>
> Enviadas: Quarta-feira, 30 de Abril de 2014 13:42:56
> Assunto: [FUG-BR] Erro de configuração: Apache?
>
> Olá a todos.
> Não sei se é exatamente off-topic. Se for, peço que me desculpem.
> Escrevo pois preciso de opiniões que reforcem ou refutem um laudo.
> Quando um endereço fictício, como www.aleluia.com.br/livro/ apresenta
> normalmente o conteúdo, mas ao digitar www.aleluia.com.br/livro o
> [...]

Já pegando o gancho:

Códigos HTTP centena 100:
Informacional. É um status/andamento de algo

Códigos HTTP centena 200:
Sucesso. Não quer dizer que deu certo, mas o servidor
processou a requisição e te entregou um status

Códigos HTTP centena 300:
Redirecionamento. Múltiplas escolhas, página movida
de lugar, Redirecionamento temporário...

Códigos HTTP centena 400:
Erro de cliente. Página que não existe, acesso negado,
requisição mal formatada. É o servidor informando que o
browser tá fazendo "gordice". As vezes alguém clica em
um link que já expirou, e não é culpa do servidor se ele
não existe mais.

Códigos HTTP centena 500:
Erro de servidor. Não foi processado e retornou erro.
Ambiente mal configurado, loop, armazenamento cheio(dav)...

Meus 2 centavos: O navegador está acessando sem a "trailing slash"
(última barra) e é atribuição do servidor web tratar este tipo de
coisa e diferenciar se é um diretório, um VirtualHost ou uma página
onde o trailing slash deve ser tratado.

Nícolas Wildner
Analista de Infraestrutura de TI
Transportes Bertolini Ltda.