[FUG-BR] Erro de configuração: Apache?

Luiz Otavio O Souza lists.br em gmail.com
Quarta Abril 30 16:01:38 BRT 2014

> Olá a todos.
> Não sei se é exatamente off-topic. Se for, peço que me desculpem.
> Escrevo pois preciso de opiniões que reforcem ou refutem um laudo.
> Quando um endereço fictício, como www.aleluia.com.br/livro/ apresenta
> normalmente o conteúdo, mas ao digitar www.aleluia.com.br/livro o
> retorno é um erro 404, em qual SOFTWARE estaria o erro de
> configuração? Suponha que a máquina tenha Apache instalado.

Quando se configura um Alias no apache, se você especifica o Alias com
a '/' no final você precisa necessariamente utilizar a barra no final
para acessar essa URL.

Alias "/livro/" "/usr/local/www/livro" <- causa o problema

Alias "/livro" "/usr/local/www/livro" <- funciona sem o '/' no final

Inclusive isso esta documentado na configuração do apache:

    #
    # Alias: Maps web paths into filesystem paths and is used to
    # access content that does not live under the DocumentRoot.
    # Example:
    # Alias /webpath /full/filesystem/path
    #
    # If you include a trailing / on /webpath then the server will
    # require it to be present in the URL.  You will also likely
    # need to provide a <Directory> section to allow access to
    # the filesystem path.

Att.,
Luiz