[FUG-BR] Problemas com o disco rígido

Paulo Olivier Cavalcanti procavalcanti em gmail.com
Quarta Agosto 20 22:44:48 BRT 2014

Salve, amigos da lista!

Ontem eu estava tranquilamente lendo email quando o FreeBSD congelou.
Reparei que o led do disco rígido estava sempre aceso. Esperei uns 3
minutos e, como o sistema não destravava, desliguei a máquina.

Agora quando eu ligo o computador o FreeBSD detecta que o disco não foi
desmontado corretamente, inicia o exame do disco e depois de uns dois
minutos aparece uma mensagem como essa:

(ada0:ata0:0:0:0):     RES:     51    40    61    36    82    0b 0b
00    01
(ada0:ata0:0:0:0):     Retrying command
(ada0:ata0:0:0:0):    Error 5, Retries exhausted

THE FOLLOWING DISK SECTORS COULD NOT BE READ:    193082815

***** FILE SYSTEM STILL DIRTY *****
***** PLEASE RERUN FSCK   *****

Eu faço o pedido e digito fsck -fy, porém o sistema sempre para no mesmo
setor 193082815. E assim fica eternamente.

Já passei o HDAT, aplicativo do Hiren's Boot CD que serve para consertar
bad blocks, porém nenhum bad block foi encontrado (!).

Alguma outra sugestão?

--
About Me <http://about.me/paulocavalcanti>