[FUG-BR] MIPS64 500MHZ no FreeBSD e Pfsense 2.2

Luiz Otavio O Souza lists.br em gmail.com
Sábado Dezembro 6 11:30:49 BRST 2014

> hehuauhhaua traído pelo auto-complete
>
> Era pra ser “Sim mas E ARM?” não é.
>
> Procurei boards ARM com 2 ou 3 minipci, e só encontro esses geode velho ou MIPS mais novos incluindo ubiquiti.

Os imx6 tem pcie, mas ainda não vi placa com pcie disponível, eu tenho
uma wandboard quad e ela não tem slot pcie (embora tenha SATA, USB 3 e
varias outras).

O imx6 é fornecido em uma placa a parte (com CPU, memória e outros
componentes importantes) e tem pcie.

Essa placa é conectada a uma placa 'filha' que tem os conectores para
aquilo que se deseja utilizar, então há muita variedade de recursos
entre as placas com imx6 (e ainda é uma mão na roda para quem quer
desenvolver projetos customizados baseado nesse SoC).

É uma questão de tempo até PCIe começar aparecer nas placas.

> Uma boa placa ARM poderia ser uma opção, ja que FreeBSD esta mais avançado nela do que em MIPS aparentemente.

Isso não é necessariamente verdade, o suporte do MIPS é _muito bom_,
tanto que o ARM so passou na frente agora, depois da RPi e BBB que
trouxeram mais usuários, mais desenvolvedores e mais contribuições.

MIPS é tão estavel quanto o ARM, só temos menos informação, menos
desenvolvedores e consequente pouco suporte a placas mais comuns.

Eu tive muitas horas de uso na RB450 e RB450G (> 5000 boots e muito
provavelmente > 1000 hrs de uso), não há o que falar pois numa coisa a
mikrotik acertou, os hardwares são confiáveis :)

Luiz