[FUG-BR] [FYI] Security : OpenBSD x FreeBSD

Evandro Nunes evandronunes12 em gmail.com
Segunda Dezembro 22 16:50:07 BRST 2014

> Estava vendo o twitter ontem e me deparei com esse post:
>
> http://networkfilter.blogspot.com.br/2014/12/security-openbsd-vs-freebsd.html?m=1
>
> No Reddit tem alguns comentários:
> http://www.reddit.com/r/netsec/comments/2ph03s/security_openbsd_vs_freebsd/
>
> Ainda estou lendo o post... mas vejo com bons olhos esses "comparativos",
> pois nos mostra onde estamos errando (se é que estamos, pois muitas das
> tecnologias apresentadas são "novidades" pra mim =).
>
> flames > /dev/null

mano na boa
nunca li tanta porcaria junto
só desinformação

ASLR é a única coisa minimamente significativa que no FreeBSD ainda falta
alias faltava, ja esta no current jaja chega nas massas

o resto é um monte de merda que o openbsd tem
que só serve pra duas coisas:
1) falar que tem e os outros não, mesmo ninguem querendo
2) fazer o sistema virar uma carroça de tão pesado

outra coisa esse comparativo é mais tendencioso que a revista veja
onde ja se viu apontar jail e mac como único recurso que o openbsd não tem
eu sem nenhuma pesquisa cito:

- jails
- bhyve
- mac
- acl
- capsicum
- casper
- openpam
- bsmaudit
- auditd, auditdistd
- kernel securelevel integrado com mac, capsicum, casper, acls
- p1e extended attributes
- zfs com um milhao de recursos de seguranca
- geom com geli, gbde, gshsec, etc

meia duzia de politica mac enfia essas merdas do openbsd debaixo do tapete

e outra olha o diferencial

pf, latest, enabled by default

onde isso é vantagem?
num sistema monothread (openbsd)
ter o firewall no kernel GENERIC é só pra foder mais a performance
que já é uma merda rsss

esse povo sabe ser ridiculo

porque nao tem:

pf multithread
ipfw
ipfilter
pq seriam 3 vermelhinhos pro openbsd e verdes pro freebsd?

tendencioso pouco é besteira...

krl mano agora que vi "libressl" verde e "from ports" amarelho HAHAHA
queriam oq? a porra nem ta pronta...
me impressiona não colocarem opensmtpd vs sendmail KKKKKK

na boa nem sei pq perdi meu tempo lendo

quem é o autor desse blog? alguém?
ou um borra-botas qualquer?

deve ser developer openbsd ou fanboy
coisa de gente mordida
coisa de veado traído pelo macho

microsoft windows 2000 tem TODOS esses recursos
isso o torna tão seguro quanto openbsd?
mais q freebsd e mais q linux? rss rs

pnc desses merdas e seus argumentos alienados