[FUG-BR] [Off-Topic]Ideias para um BSD Day ou 2 BSDCon in Rio

Quarta Dezembro 31 21:49:46 BRST 2014

> [...]
>
> Algo simples de 'nao tenha medo de escrever um app kernel level, tipo
> device driver', um roteiro explicando o basico.. um hello word kernel level
> via modulo. dando um gancho pra usos futuros como vc fazer um interceptador
> de pacotes de rede, q seria um passo para um sniffer, ips, fw, etc.
>
> PS: o topico jails acho perfeito!!! outro topico eh 'conhecendo o bsd no
> mundo atual', apresentando cases de sucesso e ai apresenta o pfsense,
> freenas... isso vai traze-lo pro mundo bsd via interface web, sem medo de
> usar.. (inclusao digital facil e foco no produto final)

Acho que tem coisas de todos os níveis, e variadas. Um aluno não pode ver
e pesar "Legal, mas isto não me serve de nada.". Tem que ter um bando de
surpresas.

Por exemplo. Tem alguém paranoico em segurança, de preferência de OpenBSD,
na área? Poderia fazer um concurso para ver quem invade e/ou derruba este
servidor. E deixar centenas de pessoas tentando ao mesmo tempo com
um Wi-Fi aberto. Só de onda, a própria máquina poderia ser o roteador Wi-Fi
e ter acesso à Internet. De quebra poderia acrescentar no desavio acessar um
determinado site, como o XVideos. rsrs (A configuração para isto vai ter que
bloquear quase tudo e só permitir alguns tipos de acesso.)

Tem que provocar engajamento. Tem que ver coisas diversas, desde o básico
ao mais exotérico. Máquinas pequenas aguentando muito tráfego, por exemplo.
O pessoal ver o ports em ação, instalação de pacotes. Alguém levantando
alguma
coisa rapidamente na frente de todos.

Acho que seria bom ser show, e não um bando de palestras que as pessoas
vão achar chatas e só nós vamos gostar.

Poderia ter algo falando "Todos que usam alguma coisa de internet usam de
alguma forma pelo menos um BSD, só que não sabem. Quer saber mais?". E
em algum lugar de sites e empresas que usam algum BSD.

Tem que ter alguém da RNP, se possível.

Abraços,
    João Rocha.