[FUG-BR] Problemas com roteamento FreeBSD-9.2

Samuel Peres samuelperes em migtelecom.com.br
Segunda Fevereiro 3 14:39:37 BRST 2014

Boa tarde,

Estou com um problema estranho no FreeBSD-9.2 (r260799) com OpenBGPD.
Não consigo remover 1 rota específica, retorna o seguinte erro:

# route delete -inet 187.xx.xxx.0/22 -iface vlan569 -fib 0
route: writing to routing socket: Address already in use
delete net 187.16.216.0: gateway vlan569 fib 0: gateway uses the same route
Exit 1

No momento não estou com  nenhum IP configurado na mesma subnet da rota
que estou tentando remover (tinha, mas removi com ifconfig sem nenhum
problema). Com netstat ou bgpctl consigo ver a rota em questão, vejam:

# netstat -nr | grep 187.xx.xxx
187.xx.xxx.0/22    187.xx.xx.xx       UG1         0  3806179 vlan569

Entretanto, não era para essa rota na está na VLAN 569, era para está em
outra VLAN. Esse mesmo problema foi tratado em [1], onde aparentemente
só foi corrigido aplicando um patch, mas não estou muito otimista e
recorro a FUG em busca de ajuda.

Já tive esse problema umas duas ou três vezes, infelizmente só consegui
resolver após um reboot. Percebi que esse problema acontece da seguinte
forma (simulei isso para constatar):

* Todas sessões BGP estão down no início. Em seguida:

1- Subo a sessão BGP do PTT;
2- Subo a sessão BGP da Algar;

Tudo ok até aqui

3- down na sessão com PTT;
4- down na sessão da Algar;
5- Subo novamente a sessão da Algar;
6- Tento subir novamente a sessão com o PTT;

Ou seja, o sexto passo eu não executo com sucesso, visto que perco
comunicação com o roteador do PTT. Loucura não? Com certeza, mas
acontece isso aqui e já tentei atualizar o FreeBSD para tentar resolver
e nada. O negócio é tão maluco que nem mesmo a tabela arp dos endereços
associados a VLAN do PTT eu consigo remover quando acontece isso.
Retorna o erro "arp: writing to routing socket: Invalid argument". Se
tento adicionar o IP novamente a VLAN retorna o erro "ifconfig: ioctl
(SIOCAIFADDR): Address already in use".

Em outra localidade tenho um Mikrotik (estou aguardando a chegada de um
Juniper MX10) com o mesmo cenário (PTT e Algar) e não acontece esse
problema.

Alguém tem alguma dica?

[1] http://forums.freebsd.org/viewtopic.php?t=42547

Obrigado!