[FUG-BR] Problemas com roteamento FreeBSD-9.2

Quarta Fevereiro 5 08:52:26 BRST 2014

Em 04/02/14 21:55, Samuel Peres escreveu:

> Renato,
>
> Era isso mesmo, mas o mais estranho nisso é que após aprender a rota,
> nada a fazia sair da tabela FIB, somente o reboot. Como sou um pouco
> insistente em testes, simulei agora a pouco em bancada a mesma sequência
> dos testes relatados no início da thread na versão 9.1 e na 9.2,
> conforme eu já previa, na versão 9.1 esse comportamento não acontece, já
> na versão 9.2, o "problema" se repetiu . Os filtros por hora resolveram
> o caso no FreeBSD-9.2. Bem que eu poderia ter feito esses filtros antes
> [...]
Mas Samuel, fica aí a dica, uma das primeiras coisas que a gente faz, ao
subir um bgp é criar um filtro para não receber redes inválidas, + seu
CIDR... tipo o exemplo abaixo, se for um cisco(a regra 1000 é seu
CIDR)......
Se há algum bug no bsd, não sei te falar, porque sempre fiz isto, mas
tipo.... teria sido interessante você aplicar estes filtros já, para não
gerar stress, tem vários outros lá no site[1] da RNP

[1] http://www.rnp.br/newsgen/0101/bgp4-dicas.html

[...]

neighbor EMBRATEL prefix-list BOGONS in

[...]
ip prefix-list BOGONS description Nao receber anuncios invalidos
ip prefix-list BOGONS seq 10 deny 0.0.0.0/8 le 32
ip prefix-list BOGONS seq 15 deny 10.0.0.0/8 le 32
ip prefix-list BOGONS seq 20 deny 127.0.0.0/8 le 32
ip prefix-list BOGONS seq 25 deny 172.16.0.0/12 le 32
ip prefix-list BOGONS seq 35 deny 192.168.0.0/16 le 32
ip prefix-list BOGONS seq 40 deny 224.0.0.0/3 le 32
ip prefix-list BOGONS seq 1000 deny ABC.DEF GUI.0/21 le 32
ip prefix-list BOGONS seq 9999 permit 0.0.0.0/0 le 32