[FUG-BR] Problemas com roteamento FreeBSD-9.2

Luiz Otavio O Souza lists.br em gmail.com
Quarta Fevereiro 5 10:51:08 BRST 2014

[...]
> Era isso mesmo, mas o mais estranho nisso é que após aprender a rota,
> nada a fazia sair da tabela FIB, somente o reboot. Como sou um pouco
> insistente em testes, simulei agora a pouco em bancada a mesma sequência
> dos testes relatados no início da thread na versão 9.1 e na 9.2,
> conforme eu já previa, na versão 9.1 esse comportamento não acontece, já
> na versão 9.2, o "problema" se repetiu . Os filtros por hora resolveram
> o caso no FreeBSD-9.2. Bem que eu poderia ter feito esses filtros antes
> :), mas confesso que esses em específico passaram batido, haja visto que
> [...]

Essa mudança de comportamento foi introduzida com a r248070:

http://svnweb.freebsd.org/base?view=revision&revision=248070

Antes o problema era que qualquer daemon de roteamento podia (pelo
mesmo motivo que eles adicionam) remover uma rota de um dos seus IPs
configurados em uma das interfaces e ai você teria o IP configurado
mas ele não funcionaria.

Essa alteração protege essas rotas marcando-as com uma flag especifica.

O bug aqui talvez seja no momento depois do BGP fazer ou tentar fazer
a alteração dele. Nesse ponto, pelo que entendi, a rota não pode mais
ser removida, o que deveria acontecer automaticamente quando o IP da
interface fosse removido (se, em teoria, ela esta protegida).

Luiz