[FUG-BR] Samba4 + Freebsd 10

Nicolas Wildner nicolas em tbl.com.br
Quinta Fevereiro 6 16:20:19 BRST 2014

----- Mensagem original -----
> De: "Tiago Drumond" <tiago em freebsdbrasil.com.br>
> Para: freebsd em fug.com.br
> Enviadas: Quinta-feira, 6 de Fevereiro de 2014 15:14:45
> Assunto: [FUG-BR] Samba4 + Freebsd 10
>
> Pessoal,
>
> Já utilizei o samba4 com FreeBSD 9 e 9.2, mas estou tendo erro com o
> o 10.
> Ele da o seguinte erro ao startar o serviço:
> Feb 6 13:10:19 dc kernel: pid 993 (python2.7), uid 0: exited on
> signal
> 11 (core dumped)
>
> Alguém já viu isso?

O que eu faria para tentar desvendar o problema.

1 - Iniciar o Samba4 utilizando o truss para fazer
um tracing deste processo

http://www.freebsd.org/cgi/man.cgi?query=truss

2 - De acordo com a documentação, o sinal 11 é acesso indevido
a memória, podendo ser atribuido a um bug no código do software,
problema na memória principal do computador e outras causas
descritas em documentação. Checar o hardware(de todas as opções esta
é a menos provável).

http://www.freebsd.org/doc/faq/troubleshoot.html#idp64211760

3 - Bugs no Samba em si(procure por dump)

https://wiki.samba.org/index.php/Samba_4.0_Features_added/changed

4 - Problemas com o python e o samba4

https://forums.freebsd.org/viewtopic.php?&t=43371

A única experiência que tive com coredumps no samba foi em um
downgrade do samba4 pro 3 no Linux, que acabou cagando com o
software.

Nícolas Wildner
Analista de Infraestrutura de TI
Transportes Bertolini Ltda.