[FUG-BR] Radius + PPPoE com FreeBSD + MPD5

Márcio Elias marcioelias em gmail.com
Quinta Fevereiro 13 02:25:44 BRST 2014

Alguém na lista tem uma solução usando radius+mysql (ou postgresql) como
servidor de autenticação com MPD5 e que tenha implementado um sistema de
controle de banda relativo a um sistema de quotas?

Um exemplo básico, tenho um plano de acesso de 10Mbits e queria limitar ele
a 100GB de transferencia mensal, desta forma ao atingir o limite da
franquia o usuário estaria limitado a uma velocidade equivalente a 40% do
seu plano por exemplo. Ao iniciar o mês seguinte essa regra reinicia.

Consegui implementar o servidor Radius, (FreeRadius) com banco de dados,
autenticação PPPoE com MPD5, Controle de banda, tudo certinho. O problema
está em criar as quotas e controlar o limite de banda baseado nisso.

Vi que a FUG está meio desatualizada em artigos, e acho que isso é um
assunto interessante para aqueles que como eu trabalham em ISPs, e
principalmente que utilizam FreeBSD. Gostaria do apoio da comunidade para
implementar isso e lançar um artigo detalhado sobre o assunto para
favorecer os pobres mortais que futuramente terão a mesma dificuldade que
estou tendo hoje para implementar essa solução.

Conto com o apoio dos mestres. ;)

--
Att.