[FUG-BR] Mayhem — A New Malware Targets Linux and FreeBSD Web Servers

Otavio Augusto otavioti em gmail.com
Sexta Julho 25 14:23:55 BRT 2014


Em 25 de julho de 2014 13:58, Patrick Tracanelli
<eksffa em freebsdbrasil.com.br> escreveu:
>
> On 25/07/2014, at 12:55, Fábio de Sousa <fabiocs em gmail.com> wrote:
>
>> Senti uma irônia no comentário do nosso amigo ou estou enganado? "Efeito
>> Ubuntu", "kuruminização".....
>> Eu uso FreeBSD, linux, testo todas as distros!
>> Me desculpe amigo, mas no meu entendimento, qualquer movimento de software
>> livre, que venha disseminar o conhecimento e abrir novo horizontes é
>> válido!
>> Respeito sua opinião, mas não concordo!
>>
>
> Eu acho que não era essa a intenção original do e-mail do Helio, e sim sobre o worm em si.
>
> Mas se formos entrar nessa discussão em específico, eu consigo ver o lado positivo da Ubuntuzação do Linux ou a tentativa similar do PC-BSD. Isso permite que minha irmã, minha vó, sua mãe, usem software livre sem ter uma curva de aprendizado impactante, ao invés de usarem Windows ou Mac OS. Isso é bom pra escolas, pra comunidade em geral, colocam o SL como alternativa de fato a SOs proprietários de usuários finais. E ponto. Isso dito, não vejo outra vantagem.
>
> Sob uma ótica de profissionais de TI minha posição muda. Acho detestável, me incomoda. Conheci escolas que ensinam “Linux” com Ubuntu, conheço “profissionais” com “experiência” em Ubuntu, e no entanto nunca configuraram o X uma vez na vida, na unha. Nunca colocaram o icewm ou enlightenment ou blackbox ou sequer windowmaker pra subir sozinho. Nunca editaram um rc pra gerar ícones no desktop. E to focando so em coisas de Desktop, sem nem querer me estender a compilação de kernel, ou sequer instalação de um software na unha.
>
> Nego adora sair dando apt, dpkg, e ver as coisas instaladas sem problemas e sem trabalho. Ou as vezes pior, vai pela interface gráfica do ubuntu mesmo. E pior, agora que o “pkg” no FreeBSD ficou bom, funcional, muito melhor que o pkg_tools vejo gente preferindo cada vez mais dar “pkg install xyz” e esperar tudo se resolver sozinho do que meramente compilar por ports.
>
> Por incrivel que pareça "make menuconfig” pra um novo “profissional Linux” não é algo obvio. Boa parte deles não sabe o que isso faz nem onde se da esse comando nem com que objetivo. As vezes pior, um mero ./configure --alguma-coisa ; make ; make install passa a ser algo do dia-a-dia dessa nova geração que instala pacotes prontos e sai usando.
>
> Cada vez é mais comum gerações de profissionais de TI que tem Linux no curriculum mas nunca recompilaram seu próprio kernel e ou nem sequer usam um único software em sua maquina pessoal que foi compilado por eles mesmos.
>
> Como é que um cara desses vai diagnosticar problemas quando eles surgirem? Como é que um cara desses vai sequer usar o X com gnome/kde no FreeBSD se não vier pronto?
>
> Agora eu pergunto, da nova geração de Linuxers alguém conhece algum que consiga instalar um qmail na unha? qmail com vpopmail que seja? E que quando o qmail-start não sobe consegue diagnosticar?
>
> São cada vez mais raros.
>
> Olha a comunidade Debian brasileira da década passada, quantos novos empacotadores Debian surgiam todos anos, contribuindo, ajudando, metendo a mão. Olha na década atual a taxa de crescimento de contribuidores na mesma função.
>
> Curioso que a user-base de Linux aumentou mas da comunidade que suporta, não aumente mais como era na década passada.
>
> Veja quantos novos commiters de source e ports entravam no FreeBSD antes, e veja hoje. Vejam quantos novos contribuidores de Linux faziam coisas legais, criavam novos projetos de SL antes, e quantos contribuem hoje.
>
> Veja o historico de commits no source do Linux e procure novos nomes la. Mesma coisa pros empacotadores Linux, commiters de source FreeBSD ou ports.
>
> Tem renovação claro, mas a taxa hoje é muito menor. Com uma userbase cada vez maior. Que sentido isso faz?
>
> Eu preferia muito mais uma época em que um novo usuário Linux instalava slackware, debian, e apanhava feito cão pra fazer o básico. Não pq eu sou sádico e adoro ver o sofrimento alheio. Mas pq o cidadão aprendia… e depois de apanhar e aprender, sabia fazer de novo com a mãos atadas e o principal, conseguia ajudar / diagnosticar, escrevia blog posts ou artigos sobre as formas geniais que ele usou pra resolver seus problemas.
>
> Hoje essa “formação natural” não existe mais nas novas gerações. Até o debian ficou mais fácil, mais pronto. FreeBSD com o novo pkg de alguma forma (ainda saudável, ao meu ver) segue esse caminho. É estranho dizer que as vezes o pkg_tools da saudade, mas é bom ver coisas não funcionando pra você poder arrumar sozinho.
>
> Aqui na FreeBSD eu e o Jean brincamos que vamos montar um “curso de macho” onde o cidadão vai ter que passar uma semana mandando e lendo e-mail por telnet. Navegando na web por telnet, editando texto com vi (não vim) na segunda semana a gente deixa ele ir pras facilidades de poder usar mail com fetchmail, lynx, depois evoluir pra mutt, pine, quem sabe até um links. Só então poder usar vim, ee, pico, nano. Mas sem mceditor hehehe. Se quiser usar twitter terá que ser na CLI, gtalk, google drive.
>
> E depois de um mês de introdução ao curso de macho poderá instalar o X e usar blackbox. Poderá ter ícone e até uma dock alternativa tipo idesk. Depois icewm, depois wm. E quem sabe um dia KDE, gnome ou até Unity. Mas ai será por escolha própria, por opção.
>
> Ha 10 anos atrás isso seria desnecessário. Usar pine, mutt, fetchmail no cron seria algo obvio e intuitivo.
>
> Saudade de quando usar BitchX e X-Chat era lamme. E fodao era usar epic com rotinas proprias ou um cliente que voce mesmo fez, escrito em Erlang ou Perl com Net::IRC (DEAD SINCE 2004 hehe).
>
> --
> Patrick Tracanelli
>
> FreeBSD Brasil LTDA.
> Tel.: (31) 3516-0800
> 316601 em sip.freebsdbrasil.com.br
> http://www.freebsdbrasil.com.br
> "Long live Hanin Elias, Kim Deal!"
>
> -------------------------
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

Exatamente por isto que quando alguém me pergunta qual o melhor
caminho para aprender Linux eu falo:
Instala o Slackware (  ou então outro SO como o FreeBSD ) mas remova
totalmente o windows ou qq outra distro Linux do PC e
tenta fazer tudo que vc ja fazia no Windows nele.
Depois de um ano vc pode mudar de distro se quiser mas vai saber como
tudo funciona e não vai depender de ferramentas gráficas que fazem
tudo.
Pelo menos em 98 este método funcionou e facilitou muito minha vida
quando em 2003 comecei a usar NetBSD e depois o FreeBSD. não fiquei
perdido o Handbook resolvia 99% das minhas dúvidas sem recorrer a
listas outra forums.
"Aprendi a pescar" com o slackware. Uma pena não ter feito naquela
época já com o FreeBSD.



-- 
Otavio Augusto
---------------------
Consultor de TI
Citius Tecnologia
31 37761866
31 88651242
http://www.citiustecnologia.com.br


Mais detalhes sobre a lista de discussão freebsd