[FUG-BR] Mayhem — A New Malware Targets Linux and FreeBSD Web Servers

Sábado Julho 26 14:45:58 BRT 2014

Em 25/07/14 13:58, Patrick Tracanelli escreveu:
> Por incrivel que pareça "make menuconfig” pra um novo “profissional Linux” não é algo obvio. Boa parte deles não sabe o que isso faz nem onde se da esse comando nem com que objetivo. As vezes pior, um mero ./configure --alguma-coisa ; make ; make install passa a ser algo do dia-a-dia dessa nova geração que instala pacotes prontos e sai usando.
>
> Cada vez é mais comum gerações de profissionais de TI que tem Linux no curriculum mas nunca recompilaram seu próprio kernel e ou nem sequer usam um único software em sua maquina pessoal que foi compilado por eles mesmos.

> [...]

Exatamente o que eu sinto... morro de rir de chamados de "problemas
impossíveis de resolver"  do tipo que no menu web do nagios tem um erro:
A coisa roda na mão de 3 "analistas linux"  e não resolvem. Aí você vai
ver, o $OUTPUT do shell script lá ou algo assim mudou e não funciona,
mas indivíduo não tem uma interface linda para clicar que resolve...
SSH? Ai que tela preta e cinza feia!

Aí depois tem gente que fica maravilhada e achando que é tecnologia
alienígena quando coloco uma caixa cisco prá publicar no twitter com
frases engraçadinhas quando tem algo estranho(só prá quebrar o gelo).

Está se formando uma nova geração que se não tiver no google
explicadinho nos mínimos detalhes e se a interface não for lindona, não
pode trabalhar.

Agora, sobre usuário final, é outra história,  ele realmente quer uma
interface fofa e fácil. Mas estou falando aqui é da desqualificação
técnica que tem ocorrido.