[FUG-BR] Mayhem — A New Malware Targets Linux and FreeBSD Web Servers

Nilton Jose Rizzo rizzo em i805.com.br
Domingo Julho 27 14:30:21 BRT 2014

Em Fri, 25 Jul 2014 13:58:50 -0300, Patrick Tracanelli escreveu

> Eu acho que não era essa a intenção original do e-mail do Helio, e
> sim sobre o worm em si.
>
> Mas se formos entrar nessa discussão em específico, eu consigo ver o
> lado positivo da Ubuntuzação do Linux ou a tentativa similar do PC-
> BSD. Isso permite que minha irmã, minha vó, sua mãe, usem software
> livre sem ter uma curva de aprendizado impactante, ao invés de
> usarem Windows ou Mac OS. Isso é bom pra escolas, pra comunidade em
> geral, colocam o SL como alternativa de fato a SOs proprietários de
> usuários finais. E ponto. Isso dito, não vejo outra vantagem.

   A bem da verdade, é apenas isso mesmo, massificação do uso de um
sistema amigável.  Eu diria mais é uma Windowszação dos sistemas em
geral.  Faça tudo em um click do Mouse.

> [...]
> coisas não funcionando pra você poder arrumar sozinho.
>
> Aqui na FreeBSD eu e o Jean brincamos que vamos montar um “curso de
> macho” onde o cidadão vai ter que passar uma semana mandando e lendo
> e-mail por telnet. Navegando na web por telnet, editando texto com
> vi (não vim) na segunda semana a gente deixa ele ir pras facilidades
> de poder usar mail com fetchmail, lynx, depois evoluir pra mutt,
> pine, quem sabe até um links. Só então poder usar vim, ee, pico,
> nano. Mas sem mceditor hehehe. Se quiser usar twitter terá que ser

Eu acho que não teria muitos alunos, pois vendo a forma que hoje os
alunos de curso técnico e de universidades Federais estão maus acostumados
com interfaces IDEs para tudo, e tudo se instala como um passe de
mágica, fazer algo diferente é quase impossivel.  Vejo meus alunos
e sempre insisto e persisto em manda-los trocar ou pelo menos colocar
como dual boot uma segunda opção de SO, e em uma turma de 30 alunos
uns 10% o fazem.  E se não tiver interface gráfica não sabem
nem compilar um simples código em C/C++.

> E depois de um mês de introdução ao curso de macho poderá instalar o
> X e usar blackbox. Poderá ter ícone e até uma dock alternativa tipo
> idesk. Depois icewm, depois wm. E quem sabe um dia KDE, gnome ou até
> Unity. Mas ai será por escolha própria, por opção.
>
> Ha 10 anos atrás isso seria desnecessário. Usar pine, mutt,
>  fetchmail no cron seria algo obvio e intuitivo.
>
> Saudade de quando usar BitchX e X-Chat era lamme. E fodao era usar
> epic com rotinas proprias ou um cliente que voce mesmo fez, escrito
> em Erlang ou Perl com Net::IRC (DEAD SINCE 2004 hehe).

    É em aprendi muito na Decada de 90 a fazer várias coisas na mão e
até hoje eu compilo o kernel otimizado para a minha máquina, instalo
via ports as ferramentas necessárias para o uso que quero dar, sempre
verificando as opções corretas na configuração, mMas vou te falar uma
coisa Patrick e amigos, esse pkg consegui uma façanha e tanto, fiz
um teste com ele e cosegui atualizar uma máquina 9.X para 11-current
(os ports) com uma certa facilidade que eu não imaginava que poderia
fazer.

  Primeiro fiz a atualização do Sistema com svn e depois usei o pkg para
os ports, está cero que não tinha muita coisa instalada, mas foi
bem simples sim

---
**Nilton José Rizzo            UFRRJ
**http://www.rizzo.eng.br      http://www.ufrrj.br