[FUG-BR] Processos zumbi brotando no sshd - FreeBSD 10.0

Luiz Otavio O Souza lists.br em gmail.com
Sexta Março 28 10:03:50 BRT 2014

On 27 March 2014 16:44, Marcelo Gondim wrote:
> Pessoal,
>
> Tem uma thread na lista freebsd-stable@ que está acontecendo um negócio
> meio feio no FreeBSD 10. Parece que não está só acontecendo com o sshd
> mas com ele dá pra ver nitidamente o problema ocorrer: em servidores
> FreeBSD 10 com muitos acessos ssh, tem brotado vários processos zumbi
> nele. Aí fuçando os processos  com procstat e netstat viu-se que o que
> fica preso são conexões de estado CLOSED.
>
> Loos ou alguém aqui da lista tá sabendo de algo sobre isso?
[snip]

Gondim,

Eu não estou acompanhando esse problema de perto, mas há relatos aqui
e ali de outros daemons (sendmail ao menos) falhando com sintomas
similares (pacotes que não são enviados/processados resultando numa
conexão travada).

Ainda não há um consenso do que esta acontecendo, mas o problema esta
sendo investigado.

Como tudo indica que se trata um problema no network stack e não dos
daemons, eu sugiro que você abra uma nova thread na freebsd-net@, lá
voce vai ter atenção das pessoas certas, o pessoal que pode ter idéias
sobre o que foi alterado recentemente e o que poderia causar um
problema assim.

Para referencia o problema do sendmail foi tratado aqui:
http://lists.freebsd.org/pipermail/freebsd-current/2014-March/049039.html

Att.,
Luiz