[FUG-BR] Dump com snapshot em partição journaled

Sexta Março 28 11:52:55 BRT 2014

On 28/03/2014, at 11:44, Carlos Eduardo G. Carvalho (Cartola) <cartoleba em gmail.com> wrote:

> Tem necessariamente que usar dump? Não pode usar outra coisa pra fazer o
> backup do snapshot, tipo um tar ou rsync?
>
> Só uma sugestão de quem não manja muito da coisa.
>
> Sds,
>

> Carlos E G Carvalho (Cartola)
> http://cartola.org/360
> http://www.panoforum.com.br/

Renata,

Na prática é um passo atrás pra quando o dump não tinha a opção -L (live snapshot), ou seja basta fazer dump sem o -L se você for dumpear um filesystem montado; se for um filesystem que não do sistema mas de aplicação, digamos um ~vpopmail/domains da vida pode ser bacanana desligar o SUJ, fazer o dump e depois ligar o SUJ de novo mas eu faria com SUJ sem live mesmo.

Qual seu risco? Durante a dump phase de levantamento de metadados (files e directories) ele ver um arquivo, e quando o dump de fato começar aquele arquivo não estar la mais, o que gerará um warning de “not found on tape” da vida; e lógico o oposto, “brotarem” arquivos no mount point depois que o dir listing ja tiver sido concluído e esses files não irem pro backup.

Ou seja seu risco de fazer sem o -L é o que pude desaparecer ou aparecer na janela da fase Pass II pra Pass IV.

O risco não é maior que um rsync, rnspashot, tar, em ambiente live.

Nem menor ;-)