[FUG-BR] Dump com snapshot em partição journaled

Cleyton Agapito cragapito em gmail.com
Sexta Março 28 14:19:52 BRT 2014

Em 28/03/14, Carlos Eduardo G. Carvalho (Cartola)<cartoleba em gmail.com> escreveu:
> Tem necessariamente que usar dump? Não pode usar outra coisa pra fazer o
> backup do snapshot, tipo um tar ou rsync?
>
> Só uma sugestão de quem não manja muito da coisa.
>
> Sds,
>

> Carlos E G Carvalho (Cartola)
> http://cartola.org/360
> http://www.panoforum.com.br/

Olá Carlos,

Eu não as vejo como concorrentes, cada uma tem características mais
adequadas para determinadas tarefas, eu uso as três, cada uma em um
caso.

Especificamente o dump é legal porque ele faz o backup "por baixo" do
SA, ou seja, ele vai direto nos blocos então não altera os metadados
dos arquivos, tenho dois scripts que dependem da data/hora de acesso e
com rsync ou tar acabaria tendo um comportamento inconsistente.

Aproveitando para dar uma palpitada na contribuição do Patrick, o
pessoal do Linux já teve problemas o dump no sistema "vivo", arrepia o
cabelo a parte "the filesystem could become entirely unreadable":

http://dump.sourceforge.net/isdumpdeprecated.html

[]'s