[FUG-BR] Dump com snapshot em partição journaled

Cleyton Agapito cragapito em gmail.com
Sexta Março 28 14:32:40 BRT 2014

Em 28/03/14, Renata Dias<renatchinha em gmail.com> escreveu:
> Caros,
>
> Conforme a sugestão do Patrick, e dito pelo colega Cleyton, no meu caso
> seria inviável desativar o SUJ para realizar o backup, pois ele é feito
> automaticamente em toda a madrugada.
> Eu realizo backups aleatórios dos diretórios (tar.gz) das aplicações, banco
> de dados, arquivos de config., etc, mas além disso faço o DUMP das
> partições também, por garantia.
> Inclusive, conforme dito pelo Patrick, nestes backups aleatórios, já recebo
> aviso de que o tamanho do arquivo modificou durante a compactação, mas isso
> [...]

Não Renata, o Patrick disse que é arriscado fazer no sistema "vivo"
(sem o L) mas que o risco é administrável (principalmente porque você
também usa outras alternativas em conjunto).

Minha sugestão era você desativar só o journal (mantendo o
softupdates) e fazer o backup automático normalmente (como é o meu
caso), também considero inviável (e perigoso) ficar remontando ligando
desligando o journal a cada backup. O impacto disso é pequeno porque
em caso de falta de energia o fsck roda em backgroud (e por outro lado
o journal não garante que não haverá indisponibilidade para fazer um
fsck completo). Além disso fazendo com o -L você terá garantia de que
o backup está consistente.

Abração!