[FUG-BR] O instalador do FreeBSD 10.0 é péssimo

Domingo Março 30 21:22:18 BRT 2014

paulo.rddck at bsd.com.br>:

> [...]
> antes se deseja-se utilizar o gmirror ou zfs o instalador não dava
> suporte, hoje já é outra realidade que é ponto positivo.
>
> Já Celso, infelizmente essas mudanças de contenção de opções no
> instalador é uma tentativa de atrair mais usuários para o sistema, e
> convenhamos, embora nos gostamos do jeito BSD de ser, os novos usuários
> gostam do jeito Linux/Windows de ser o que se resume em "o mais
> automatizado possível" com menos de 15 opções se tem um sistema
> instalado, enquanto antes era necessário no mínimo 25 opções.

Poderia ter a opção iniciante e a BSD Expert. Isto resolveria a questão
de quantidade de opções.

Consegui instalar, depois de muito trabalho, mas achei outro problema.
Erroneamente tentei criar a partição freebsd-boot, e ele simplesmente
me diz "opção inválida". Seria mais útil se dissesse que ela não é válida
(e desnecessária) quando se pede o disco inteiro como BSD.

Outro problema. Para que eu vou precisar de 111 Milhões de i-nodes
no meu /home, se a média de tamanho de arquivo deve ser superior a
2MB? Eu não achei opções de ajustes do newfs. Eu estimo que não
chegarei a 300 mil arquivos no /home, então seria mais útil uma tabela
de i-nodes menor e mais espaço em disco. Isto implica que vou ter que
refazer o /home à mão.

O mesmo problema senti no /var, que tem 4 milhões de i-nodes.

Se alguém tivesse falado de problemas no BSDinstall antes eu estaria
prevenido, mas parece que fui o único a se manifestar. Eu vi a notícia
de um novo instalador, e tinha altas expectativas para ele, mas me
decepcionei feio.

Até usuários iniciantes, que supostamente seriam favorecidos por um
instalador mais simples, podem sair prejudicados pelos problemas de
usabilidade, como o do Tab X Seta que mencionei.

O modo Auto de particionamento age exatamente como alguns
instaladores de distribuições Linux que via a mais de uma década
atrás. (Faz muitos anos que não instalo um Linux.) Isto me saltou
aos olhos imediatamente. E ainda coloca o swap na parte mais
lenta do disco, o final dele.

João Rocha.

PS: Desculpem-me. Peguei pesado quando comecei a discussão.
Estava muito frustrado, pois pensei que ia instalar o sistema em
menos de meia hora, com todos os ajustes finos de sistemas de
arquivos, como de costume, mas depois de horas, no meio da
madrugada, nem tinha conseguido começar a instalação.