[FUG-BR] O instalador do FreeBSD 10.0 é péssimo

Paulo Henrique - BSDs Brasil paulo.rddck em bsd.com.br
Domingo Março 30 17:30:52 BRT 2014

Em 30/03/2014 17:25, Celso Viana escreveu:

> Concordo com o João: o novo instalador do FreeBSD é muito menos
> flexível do que o antigo sysinstall; na minha opinião o sysinstall
> tinha mais a "cara" do FreeBSD... a nova interface é, digamos, bem
> grosseira... não tem aquela "finesse" característica do FreeBSD...
> cheia de detalhes, intuitiva, etc. Hoje quando preciso fazer uma
> instalação, prefiro fazer com velha e boa linha de comando. Quando o
> novo instalador foi adotado, imaginei que nas versões subsequentes o
> mesmo seria "afinado", tornando-o mais amigável. Uma coisa que senti
> [...]
Renato,

Ok, não defendendo o João, contudo ele foi o único que pronunciou pelo
menos aqui na lista mesmo depois de 2 anos quanto aos problemas de
usabilidade do BSDInstall, que ao que me recorde se limita a versão 10.0
do sistema pois na 9.2 ( que instalei a poucos dias ) não apresentou
esse problema de acesso as variáveis das partições.
Um ponto muito bom para o bsdinstall comparado com o sysinstall é que
antes se deseja-se utilizar o gmirror ou zfs o instalador não dava
suporte, hoje já é outra realidade que é ponto positivo.

Já Celso, infelizmente essas mudanças de contenção de opções no
instalador é uma tentativa de atrair mais usuários para o sistema, e
convenhamos, embora nos gostamos do jeito BSD de ser, os novos usuários
gostam do jeito Linux/Windows de ser o que se resume em "o mais
automatizado possível" com menos de 15 opções se tem um sistema
instalado, enquanto antes era necessário no mínimo 25 opções.

Att.

--
Paulo Henrique.
Grupo de Usuários do FreeBSD no Brasil.