[FUG-BR] Tráfego assimétrico lagg

Samuel Peres samuelperes em migtelecom.com.br
Terça Maio 13 07:44:10 BRT 2014

Saudações,

No FreeBSD-9.2 eu usava algumas interfaces lagg com o protocolo
"loadbalance" (ou fec) e o tráfego nas interfaces agregadas era
simétrico. Já no FreeBSD-10 (STABLE, r265940), o tráfego fica totalmente
assimétrico, deixando uma das interfaces com 90% do tráfego. Fazendo os
testes em bancada, com o 9.2 funciona legal. Cheguei a testar com 3
modelos de switch distintos. Já com o FreeBSD-10  não funciona, o
tráfego insiste em ficar desbalanceado entre as interfaces agregadas.
Na versão 10, só consegui deixar o tráfego balanceado usando o protocolo
roundrobin. Não cheguei a testar com LACP, mas no caso que estou
tratando, essa abordagem não pode ser aplicada. Alguém sabe dizer se
houve alguma mudança quanto ao "loadbalance" na interface lagg da versão
10? Por enquanto deixei com roundrobin e pessoalmente não vi muita
diferença, mas gostaria de voltar para loadbalance, acho ele mais
preciso que o roundrobin.

Obrigado,

Samuel Peres