[FUG-BR] ZFS - Dump / restore

Nicolas Wildner nicolas em tbl.com.br
Quarta Maio 14 15:56:44 BRT 2014

----- Mensagem original -----
> De: "Jorge Petry" <jorge em bsd.com.br>
> Para: "Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)" <freebsd em fug.com.br>
> Enviadas: Quarta-feira, 14 de Maio de 2014 15:13:57
> Assunto: [FUG-BR] ZFS - Dump / restore
>
> Olá Pessoal.
>
> Estou migrando servidores e começando a usar o FBSD 10 com ZFS com
> RAID-1.
> Usei durante muito tempo os comandos DUMP e RESTORE do bsd, tanto
> para
> backup de arquivos como para backup e migração de servidor entre
> maquinas.
> [...]

O ideal nesta situação seria tu MANTER uma quantia X dos últimos
snapshots, pra poder navegar de forma granular nos arquivos que
precisares recuperar.

Caso tu só tenha o gz, um zfs receive é o que fará um stream de
zfs ser importado tanto num restore full quanto na aplicação de
volta de um snapshot exportado com o send. Dê uma pesquisada :)

Se tu quer agendar estas tarefas de tirar snapshot a cada dia
ou hora, eu daria uma olhada com carinho neste cara aqui:

https://bitbucket.org/mmichele/zfssnap

Nícolas Wildner
Analista de Infraestrutura de TI
Transportes Bertolini Ltda.