[FUG-BR] Confusões com o gerenciamento de pacotes

Renato Botelho rbgarga em gmail.com
Quarta Maio 21 18:31:10 BRT 2014

On May 21, 2014, at 16:54, Eduardo Lemos de Sa <eduardo.lemosdesa at gmail.com> wrote:

> Caríssimos
>
> Ainda estou apanhando feio, e muito, com o gerenciamento e instalação de
> pacotes no Stable-10 (amd64). Eu fiz a instalação de muitos pacotes usando
> o pkg, com este FreeBSD.conf (que está no /etc/pkg/):
>
> # $FreeBSD: release/10.0.0/etc/pkg/FreeBSD.conf 258710 2013-11-28 14:24:26Z
> gjb $
> FreeBSD: {
>  url: "pkg+http://pkg.FreeBSD.org/${ABI}/release/0/",
>  mirror_type: "srv",
>  signature_type: "fingerprints",
>  fingerprints: "/usr/share/keys/pkg",
> [...]

Acho que você tá fazendo uma certa confusão entre “instalar pelo ports” e pkgng.

No caso do 10-stable, por default ele usa o pkgng, e isso independente de vc instalar via ports ou via pkg install. O que muda na verdade é a forma como o registro do pacote acontece, que não é mais em /var/db/pkg/<DIR>/ e sim em um db sqlite.

Sobre o WITH_NEW_XORG=yes, ele também já é default tem um tempo.

Vamos aos repos, pode remover esse repo do /uar/local/etc, apenas o básico do /etc é suficiente para te atender.

Meu conselho, como não sei como ficou o banco de dados depois de tudo isso seria reinstalar tudo usando o pkg, seguindo os passos:

- Remover o FreeBSD.conf do /usr/local/etc/pkg/repos
- Criar uma lista de tudo o que está instalado usando ‘pkg query %o > lista’
- Remover todos os pacotes usando ‘pkg delete -f -a’
- Conferir para ter certeza que não existe nenhuma variável referente ao NEW_XORG ou ao PKGNG dentro de /etc/make.conf
- Reinstalar todos os pacotes usando ‘pkg install `cat lista`’

[]s

--
Renato Botelho