[FUG-BR] Confusões com o gerenciamento de pacotes

Eduardo Lemos de Sa eduardo.lemosdesa em gmail.com
Quarta Maio 21 20:10:09 BRT 2014

Oi Renato

Obrigado pelas dicas e conselhos. Mas abaixo no email, eu vou abusar de sua
boa-vontade e fazer algumas perguntas.

> [...]
> feito
> no

> em
> que
> alguém
> procedimento:
> >

> Acho que você tá fazendo uma certa confusão entre “instalar pelo ports” e
> pkgng.
>
> No caso do 10-stable, por default ele usa o pkgng, e isso independente de
> vc instalar via ports ou via pkg install. O que muda na verdade é a forma
> como o registro do pacote acontece, que não é mais em /var/db/pkg/<DIR>/ e

Obrigado por esta informação: eu li muito sobre o gerenciamento dos pacotes
e isto não havia ficado claro para mim. Agora a pergunta: se o pkgng e o
ports são maneiras diferentes de se chegar ao mesmo conjunto (armazenado no
db sqlite, eu preciso fazer um pkg2ng em algum momento? Pelo que eu vi, ele
só é necessário quando eu estou migrando do antigo pkg_add (não me lembro o
nome do pacote, só o comando) para o pkgng. É isto mesmo? A confusão pode
ser causada porque a cada instalação feita usando o ports, aparece a
mensagem dizendo para habilitar o PKGNG no make.conf, o que dá a impressão
de que ele não foi habilitado e nem se está usando o novo aplicativo para
instalar os pacotes.

Uma outra pergunta: eu posso apagar os vários diretórios que estão no
/var/db/pkg? Eles contêm os nomes dos pacotes instalados pelo ports, mas um
comando pkg version (que deveria listar as versões de tudo que está
instalado) retorna com uma lista em branco (exceto, é claro, o próprio
pkgng).

> Sobre o WITH_NEW_XORG=yes, ele também já é default tem um tempo.

Já o removi do make.conf (que, agora, existe como um arquivo em branco

> Vamos aos repos, pode remover esse repo do /uar/local/etc, apenas o básico
> do /etc é suficiente para te atender.

Eu já removi o do /usr/local/etc/pkg

> Meu conselho, como não sei como ficou o banco de dados depois de tudo isso
> seria reinstalar tudo usando o pkg, seguindo os passos:

Eu também acho mais fácil zerar e começar do início do que desenrolar este
emaranhado. Eu pensei em fazer isto antes de escrever para a lista, mas
achei que a minha solução era "viking" demais

> - Remover o FreeBSD.conf do /usr/local/etc/pkg/repos
> - Criar uma lista de tudo o que está instalado usando ‘pkg query %o >
> lista’
> - Remover todos os pacotes usando ‘pkg delete -f -a’
> - Conferir para ter certeza que não existe nenhuma variável referente ao
> NEW_XORG ou ao PKGNG dentro de /etc/make.conf
> - Reinstalar todos os pacotes usando ‘pkg install `cat lista`’

A minha lista ainda era o básico e pode ser refeita de cabeça porque
instalei o xorg, o vim, o xfce4 , o VirtualBox. Os demais pacotes, podem
vir quando eu sentir a necessidade.

Muito obrigado pela ajuda

Um abraço

Eduardo