[FUG-BR] [offtopic] Duvida HD 4T Setor de 4K

Terça Maio 27 22:21:06 BRT 2014

>    Galera, uma dúvida
>
>       Estava eu procurando um HD de 4T para comprar e comecei a ver
> as especificações, e vi que os setores são de 4K.  Isso pode afetar
> o acesso em sistemas que padronizam o setor de 512Bytes ou agora
> já virou padrão setor com 4k?

Funciona. Eu estou usando 2 deles.

Mas tem alguns problemas.

Veja a discussão com o título: HD de 4 TB.

Existe um detalhe que não obedeci. Parece que tem uma opção para
alinhar o disco segundo o tamanho dos setores físicos, e isto eu não
usei. Como vou escrever coisas grandes no disco de cada vez, o impacto
em desempenho não é muito grande, mas para escritas pequenas o
impacto é grande.

> acho que a perda de espaço meio significativa setores muito
> grandes como ess.

Pelo contrário, eliminaram muito espaço entre setores físicos.

A blocagem do FreeBSD já pode fazer com que a alocação mínima
seja de 4K,e acho que as instruções que coloquei lá resolvem isto.

João Rocha.

---