[FUG-BR] Tentando montar um disco formatado no Stable-10 no RELEASE-8.4

Eduardo Lemos de Sa eduardo.lemosdesa em gmail.com
Terça Maio 27 20:44:43 BRT 2014

Caríssimos

Eu estou quase terminando de instalar o Stable-10 / amd64 (obrigado ao
Renato Botelho e ao Clayton Eduardo sobre as dicas sobre o uso do pkg e aos
amigos Fernando Gilli, Andrez, Renato Botelho, Nicolas Wildner, Welkson
Renny e Luiz Gustavo Costa pelas sugestões de esquemas de cores a serem
usados em um desktop), porém eu esbarrei em algo que poderia ser simples:
eu estou instalando o STABLE-10 em uma máquina que rodava o RELEASE-8.4.
Quando eu estou rodando o STABLE-10 eu consigo montar o hd com o sistema
antigo e copiar os arquivos dos usuários (sudo /dev/ad8s1a /disk-1-a   :
 faz o serviço sem dificuldades). Porém, quando eu faço o boot pela máquina
antiga e tento fazer um sudo /dev/ada1p4 /disknovo, eu recebo a mensagem de
que o filesystem é desconhecido (obviamente, o novo foi feito antes do
antigo :-)). Vasculhei o google e nas listas procurando alguém que tivesse
de fazer o mesmo (o oposto, como eu fiz, há bastante) e não encontrei. Por
favor, alguém tem alguma sugestão?

Agradeço antecipadamente

Eduardo

PS.: Como vai ter alguém para perguntar: por que você quer montar o hd novo
no sistema antigo? Eu andei lendo sobre como copiar máquinas virtuais (do
VirtualBox). A cópia usando o cp -r diretoriocomamaquinaasercopiada
diretorionovo não funciona (a máquina virtual tem uma partição de 125 GB) e
aborta com 43 % da cópia realizada. A outra estratégia é bootar na máquina
antiga, montar o hd novo e fazer a clonagem usando os menus do VirtualBox.

--
Eduardo Lemos de Sa
Associated Professor Level 4