[FUG-BR] Intencionalmente derrubando desempenho de CPU.

Quarta Novembro 5 23:40:21 BRST 2014

Dando uma pesquisada no powerd descobri algumas coisas interessantes.

Tem como diminuir o clock do processador à mão.

Com o seguinte comando vi o clock atual e as possibilidades:

root:[748] sysctl -a | grep dev.cpu...freq
dev.cpu.0.freq: 1093
dev.cpu.0.freq_levels: 2500/30940 2187/27072 1875/23205 1562/19337
1250/18480 1093/16170

Note que já reduzi ao mínimo. Como fiz isto? Assim:

root:[747] sysctl dev.cpu.0.freq=1093
dev.cpu.0.freq: 1093 -> 1093

Como verifiquei se funcionou? Pelo top, vendo o tempo de idle diminuir, pelo
barulho do ventilador de CPU diminuir, e pela temperatura do processador
cair
mais de 10 graus C.

root:[749] sysctl -a | grep dev.cpu...temperature:
dev.cpu.0.temperature: 47,0C
dev.cpu.1.temperature: 47,0C
dev.cpu.2.temperature: 47,0C
dev.cpu.3.temperature: 47,0C

Em geral o meu computador já tem desempenho mais do que o suficiente
para o meu dia a dia. Eu gostaria de ter mais memória.

O powerd parece fazer besteira, pois parece não entender que se tratam
de 4 núcleos.

Eu também brinquei um pouco de parar HDs:

root:[773] atacontrol spindown ad8 60
root:[774] atacontrol spindown ad8
ad8: spin down after 60 seconds idle

Bibliografia: