[FUG-BR] Valor aconselhavel para variável HZ

Luiz Otavio O Souza lists.br em gmail.com
Quinta Novembro 6 15:20:29 BRST 2014

> Se não estou enganado, o aumento de HZ auxilia também no shaping, pois
> há maior quantidade de ciclos.

O HZ em geral diminui a latencia, pois como seu processo vai rodar
mais vezes por segundo as chances de você atender uma interrupção mais
rapidamente aumenta.

Porém há um tradeoff que você precisa analisar aqui, pois o context
switch é um processo lento e caro para o sistema, então a performance
não escala na mesmo proporção que você aumenta o HZ (chega um momento
onde sua CPU vai estar mais ocupada fazendo context switch do que
trabalhando com seus processos).

Por isso em aplicações onde o context switch é ainda mais dispendioso
para o sistema (como em guest virtualizados), diminuir o HZ ajuda.

Att.,
Luiz