[FUG-BR] Boot do FreeBSD em motherboard com UEFI

Eduardo Lemos de Sa eduardo.lemosdesa em gmail.com
Terça Outubro 21 16:26:40 BRST 2014

Caríssimos

Finalmente eu consegui trocar a motherboard de uma máquina complicada onde
tudo funcionava às avessas e que gerou alguns emails meus para esta lista.
Na máquina antiga, havia dois HDs: um com o FreeBSD-10.1PRERELEASE
instalado e outro com o win7. Quando eu fiz a troca da placa-mãe (agora é
uma Asus M5A97 r 2.0, que tem bios UEFI), o FreeBSD funcionou sem problemas
enquanto que o win7 não.

Depois de alguns dias, reinstalei o win7 que fez com que eu tivesse de
formatar o disco antigo - até aí, problema nenhum porque eu quase não usava
este sistema (eu desconectei o temporariamente o HD com o FreeBSD para
evitar surpresas vindas do windows). Na hora do reboot, a BIOS/UEFI só me
coloca como opção de boot automático o HD com o win7. Pelo que eu andei
lendo (
https://forums.freebsd.org/threads/installing-on-uefi-amd64-with-bios-only-supporting-uefi-boot.44851/),
o FreeBSD ainda não está pronto para lidar com este tipo de BIOS  em uma
máquina com boot dual.

Por favor, alguém tem alguma sugestão de como eu poderia contornar este
problema e deixar os dois HDs ligados simultaneamente, mas de modo que o
boot por default pudesse ser o FreeBSD?

Obrigado pela atenção

Edu

--