[FUG-BR] Comportamento estranho do ntp no FreeBSD-10.1-PRERELEASE

Paulo Cavalcanti procavalcanti em gmail.com
Segunda Setembro 15 14:39:25 BRT 2014

Em 15 de setembro de 2014 11:38, Eduardo Lemos de Sa
<eduardo.lemosdesa em gmail.com> escreveu:

> Car´issimos
>
> Tenho visto um comportamento estranho no ntp na hora do boot do
> FreeBSD-10.1-PRERELEASE: aparecem as mensagens:
>
> messages:Sep 15 10:13:01 matata ntpd_initres[1224]: host name not found:
> 0.freebsd.pool.ntp.org
> messages:Sep 15 10:13:01 matata ntpd_initres[1224]: host name not found:
> 1.freebsd.pool.ntp.org
> messages:Sep 15 10:13:01 matata ntpd_initres[1224]: host name not found:
> 2.freebsd.pool.ntp.org
>

> Por´em, se eu faço um ping nos endereços 0.freebsd.pool.ntp.org, n~ao h´a
> [...]

Normal, isso acontece aqui também. No caso usamos GVT com o FreeBSD em
bridge. Como  o modem da GVT é lento para dar boot, o FreeBSD tenta
resolver o DNS do servidor  NTP antes do modem estar pronto, daí
aparece a mensagem. Cerca de 30 segundos depois o NTP entra e o
relógio é sincronizado.

Você só deve se preocupar se o NTP não funcionar nunca. Neste caso
veja se é bloqueio no firewall ou DNS, como o Gondim falou.