[FUG-BR] Comportamento estranho do ntp no FreeBSD-10.1-PRERELEASE

Paulo Cavalcanti procavalcanti em gmail.com
Segunda Setembro 15 20:13:13 BRT 2014

Em 15 de setembro de 2014 16:23, Eduardo Lemos de Sa
<eduardo.lemosdesa em gmail.com> escreveu:
[...]
> Eu resolvi fazer um teste:
> sudo /etc/rc.d/ntpd stop
> sudo date 1600 (atrasei deliberadmente o relógio em 4 minutos)
> sudo /etc/rc.d/ntpd onestart (depois eu fiz uma outra tentativa e troquei o
> onestart por um restart)
>
> e o horário na máquina local não mudou (se adiantou em 4 minutos). Não
> satisfeito, fiz um reboot (é a minha máquina desktop) e nada (de melhor)
> aconteceu. No dmesg não aparece qualquer menção de que o horário foi
> modificado. Por favor, alguém tem alguma ideia de como descobrir o porquê
> do erro?

Procure também no /var/log/messages alguma coisa referente a ntp.

Faça um dig 0.freebsd.pool.ntp.org e veja se está resolvendo.

Se me lembro bem o ntp tem uma tolerância de 1000 segundos de atraso,
fora isso ele não sincroniza. Experimente atrasar o relógio em 600
segundos, por exemplo.