[FUG-BR] alteração mac interface no boot

Marcelo Gondim gondim em bsdinfo.com.br
Quarta Setembro 17 13:08:53 BRT 2014

On 17/09/2014 10:25, Denis Granato wrote:
> Bom dia senhores,
>
> alterei o mac de uma interface do meu servidor com
>
> ifconfig em0 ether XX:XX:XX:XX:XX:XX
>
> pesquisando no google nao achei uma solução clara
> para salvar isto no boot
>
> essa mesma linha no rc.conf funciona?
> ifconfig_em0="ether XX:XX:XX:XX:XX:XX"

Opa Denis,

Eu prefiro ao invés de usar o rc.conf para interfaces de rede eu uso
outro padrão. No seu caso você criaria um arquivo: /etc/start_if.em0 e
nele colocaria tudo que você precisasse por exemplo:

/sbin/ifconfig em0 192.168.1.1/24
/sbin/ifconfig em0 ether xx:xx:xx:xx:xx:xx
/sbin/route add -net 192.168.0.0/24 192.168.1.2
/sbin/route add default 192.168.1.254

e por aí vai. Quando o servidor bootar ele vai carregar esse arquivo e
fazer as configurações. Isso pode ser feito pra qualquer interface.

[]´s
Gondim