[FUG-BR] alteração mac interface no boot

Renato Botelho rbgarga em gmail.com
Quarta Setembro 17 13:52:51 BRT 2014

On Sep 17, 2014, at 10:25, Denis Granato <denisgranato at gmail.com> wrote:

> Bom dia senhores,
>
> alterei o mac de uma interface do meu servidor com
>
> ifconfig em0 ether XX:XX:XX:XX:XX:XX
>
> pesquisando no google nao achei uma solução clara
> para salvar isto no boot
>
> essa mesma linha no rc.conf funciona?
> ifconfig_em0="ether XX:XX:XX:XX:XX:XX"
>

> uso o FreeBSD 10

A linha do rc.conf ifconfig_IFNAME=“. . .” irá conter parâmetros passados para o comando ifconfig. Como o processo de inicialização usa shell script, o que você está fazendo é definir uma variável que será usada.

Dito isso, se você tiver duas linhas definidas pra ifconfig_em0, a segunda irá sobrescrever a primeira. Supondo que você hoje já tenha uma linha assim:

ifconfig_em0=“inet 192.168.1.1 netmask 255.255.255.0”

E você queira adicionar a mudança de mac address, basta adicionar o parâmetro no final da linha

ifconfig_em0=“inet 192.168.1.1 netmask 255.255.255.0 ether xx:xx:xx:xx:xx:xx”

[]s
--
Renato Botelho